Ni4: Noobs in Action
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia | Super mathcraft: MKB x "New" Buriza

Ir para baixo

Guia | Super mathcraft: MKB x "New" Buriza Empty Guia | Super mathcraft: MKB x "New" Buriza

Mensagem  Ni4-uiuiui Sex Mar 14, 2008 11:04 am

Olá novamente folks!

Como muita gente já havia comentado (incluindo eu), a Buriza andava muito fora de cena ultimamente, não que fosse um item ruim, mas era demasiadamente focada para o late game, de forma que raramente é vista em jogos competitivos e até mesmo em pubs em geral, sendo comumente substituida pela igualmente famosa Monkey King Bar, mas especialmente depois da saida da Aegis antiga o foco nos “super herois de dano” caiu drasticamente, tirando de cena figuras como Bone Clinkz, e a Buriza acabou indo no mesmo barco.

Nós tambem já comentamos sobre o fato do Ice Frog trabalhar constantemente para tornar o DotA um jogo mais rapido e dinamico, diminuindo o tempo de cada partida, e para chegar nisso ela já fez varias alterações, dentre elas as catapultas, os denys, a regen das torres, e muitas outras cositas.

Mas esse não é o assunto do topico de hoje, agora o foco é num antigo embate de itens, que nessa nova versão ficou ainda mais acirrado. Não vou ser hipocrita ou fingido, é PAPO DE NERD, MUITO NERD, e sim, eu estou sem nada de util para fazer nesse momento, não precisam me lembrar disso!

No entanto, mesmo sendo um assunto bobo, será de grande utilidade para que voce obtenha um resultado mais vantajoso ao adquirir itens de dano para seu heroi, e por isso eu também vou postar um breve “aplicando na prática” para que esse topico tenha alguma valia aos jogadores de DotA

Bom, sem mais apresentações! Vamos ao comparativo!

Os dois itens comparados são: Buriza-do-Kyanon e Monkey King Bar, vamos para a analise individual de cada um:

==Monkey King Bar==
Custo: 5400 gold
+75 de dano
+15% atk speed
30% de chance de causar um mini-stun no adversario que desfere 100 de dano extra

Detalhe: Esse 100 de dano do mini-stun é calculado como DANO FISICO caso o portador seja um heroi ranged, e portanto é diminuido por armor e afins, e caso seja um heroi melee ele é calculado como DANO MAGICO, sendo diminuido por itens como hood of defiance ou skills de redução magica, e essa mesma regra vale para outras skills de stun (headshot do sniper[ranged] ou bash do Slardar/Void/Troll[melee])

== Buriza-do-Kyanon==
Custo: 5950 gold (custava 6200 gold em versões antigas, um diminuição de 250 no custo final)
+75 de dano
Chance de 20% causar um ataque critico que amplifica o seu dano em 2.2x

Detalhe: Diferente da MKB, qualquer heroi que possuir a Buriza sempre terá o critico calculado como dano fisico, mas é bom avisar que o dano em vermelho que “sobe” da cabeça do heroi ainda não foi calculado e diminuido pelo armor adversario, é por isso que mesmo causando criticos de 1200 voce não arranha um Omniknight caso ele esteja com o ultimate ativo, ou então amplfica seu dano caso o adversario esteja sob efeito do ultimate do Slardar ou com armor negativo.

Considerações abordadas antes do comparativo

Para tornar esse calculo possivel, é necessário que a gente “descarte” uma série de detalhes, senão fica IMPOSSIVEL colocar os dois itens em pé de igualdade, vou mostrar quais serão:

1 – O calculo de redução do mini-stun da mkb e também do critico da buriza será completamente desconsiderado, mesmo sabendo que todos os herois já possuem resistencia magica natural de 25%, simplesmente não dá pra generalizar os calculos de redução, pois tornaria o resultado infiel, já que todos os herois também possuem armor natural, só que variavel, então para todos os efeitos, as contas não levam em conta armor adversario, ou o tipo de dano causado pelo mini-stun (mesmo porque, honestamente, não fazem tanta diferença assim)

2 – As chances de acerto precisam ser padronizadas, afinal, são dois itens que dependem de sorte, e por isso precisamos da média aproximada de ocorrencias do critico ou do mini-stun, senão será impossivel ter um resultado confiavel. Não adianta apelar e dizer “poxa, mas se eu der 5 criticos seguidos buriza > mkb” porque é uma conversa de maluco, que não dá respostas concretas.

3 – Os valores de atk speed da Monkey King Bar serão desconsiderados. Eu tenho consciencia de que isso favorece a Buriza, mas é extremamente chato e demorado levar em consideração possiveis fatores de atk speed para calcular os ganhos, visto que quanto menos atk speed o heroi tiver, maior é o ganho, por isso que um Tiny aproveita uma Hyperstone melhor do que um Troll

4 – Os fato do mini-stun da MKB ter uma tremenda função tática no jogo (cancelar tps ou skills chaneling por exemplo) será desconsiderado. Como o Thief uma vez já disse, no late game ou em times entrosados stuns é o que não falta, mas mesmo assim não veja como outra desvantagem para a MKB, pois caso os dois itens “empatem” em um determinado momento, o argumento de cada um é simples: MKB tem o mini-stun over, e a Buriza aumenta de eficacia a cada level ou item adquirido.

Ótimo, já dei todas as precauções que validam o comparativo.

Agora sobre a forma de comparação:

A analise será feita baseando-se em “ranges” de dano, ou seja, imaginando que meu heroi tenha um dano médio de X, vamos descobrir, dentro desse range, qual seria a melhor opção.

No “range” que eu considerei o “empate tecnico”, a sua decisão deve ser feita baseando-se na situação de jogo e no seu gosto pessoal, ou seja, se voce prefere o mini-stun e o atk speed extra, siga para MKB, se prefere um item que continue crescendo ao longo do jogo, siga para a Buriza.

Mas nos ranges onde eu selecionei um “vencedor”, significa que ao comprar a outra opção voce terá um grande desperdicio, e a explicação para isso será dada logo depois do calculo final.

Cacete, quantos detalhes chatos! Bom, se voce leu até aqui e não dormiu, meus parabens! Agora que vem a parte boa!

Finalmente, vamos aos calculos:

Para todos os efeitos, a MKB dá sempre 105 de dano bruto, sendo 75 do dano natural do item e 30 do mini-stun, já que falamos de 100 de dano com 30% de acerto, faça as contas que voce também chegará nessa média

Para todos os efeitos, a Buriza dá sempre 75 de dano bruto e ainda amplifica seu dano total em 24%, o pensamento é o mesmo da MKB, eu fiz a média das porcentagens, pois se não o fizer, não tem como calcular.

===Exemplo 1===

Imagine que o teu heroi tenha um dano total (já considerando o inventorio inteiro) na faixa de 50-60, ou seja, em média 55 de dano. Qual seria a melhor opção?

Comprando a Monkey King Bar, voce aumenta o seu dano para 160 (55+105)
Comprando a Buriza do Kyanon, seu dano aumenta para 161 (55+75+24%)

Agora divida o dano extra pelo custo total dos itens:
MKB: 5400 gold / 105 de dano = 51,42 de gold para cada 1 de dano
Buriza: 5950 gold / 106 de dano = 56,13 de gold para cada 1 de dano

Ganha o item que custa menos gold para cada 1 de dano, nesse caso, a MKB.

Nesse comparativo, percebe-se claramente que voce desperdiça gold possuindo uma Buriza no inventorio, pois além de dar o mesmo dano, ainda perde o mini-stun e o atk speed extra.

===Exemplo 2===

Seu heroi já possui um total de 200 de dano, em um level avançado obviamente, e voce está na duvida entre Buriza ou MKB

Comprando a Monkey King Bar, voce aumenta o seu dano para 305 (200+105)
Comprando a Buriza do Kyanon, seu dano aumenta para 341 (200+75+24%)

Agora divida o dano extra pelo custo total dos itens:
MKB: 5400 gold / 105 de dano = 51,42 de gold para cada 1 de dano
Buriza: 5950 gold / 141 de dano = 42,19 de gold para cada 1 de dano

Sacaram a lavada que a Buriza deu nessa situação?
É mais do que obvio que não vale a pena possuir o mini-stun e nem o atk speed extra nesse estagio de jogo, visto que Buriza amplificará seu dano de forma muito alta.

===Pausa para reflexão===

Usando meu calculo de dividir o custo do item pelo dano extra recebido, qualquer pessoa atenciosa perceberá que no caso da MKB o valor final é sempre o mesmo (5400/105 = 51,42 gold) e portanto a comparação entre os dois itens é simples: a Buriza só vence quando o custa dela é menor que 51,42 gold.

Ótimo, agora use uma equação de primeira grau boboca para chegar nesse “empate”

5950 gold / X = 51,42 gold
X = 5950 / 51,42
X = 115,71, ou melhor, 116 de dano

Sim meu amigo, a resposta é essa, se o teu heroi possui mais de 116 de dano antes de inciar a compra de qualquer um dos itens, a Buriza é a melhor opção, caso contrario, MKB pode ser mais viavel.

Obvio que existem muitos parametros extras, por exemplo, se o teu heroi tem 105 de dano e está no level 12, caramba, não tem porque comprar MKB se teu foco for dano puro, visto que em poucos leveis voce já supera a casa dos 116. Por outro lado, se teu heroi tem 130 de dano, mas voce pretende investir pesado nos mini-stuns visando cancelar skills com cast time alto ou caçar com mais eficiencia, MKB será mais indicado. Como eu já disse desde o inicio, é um comparativo extremamente simples e sem um posicionamento de jogo.

A diminuição no custo do recipe da Buriza fez uma ligeira diferença no comparativo, se voce fizer as contas baseando-se no preço final de 6200 gold, a Buriza só supera a MKB na casa dos 121 de dano, sim, são miseros 5 de diferença, mas são uma ajuda legal no sentido diminuir o tempo para a conclusão do item, acelerar o jogo e tornar Buriza mais eficaz.

Pois é amigo, é dessa forma que um super-theorycrafter encara um buff em um item xD

“BAH INFORMAÇÂO INUTIL PERDI MEU TEMPO PQP”

Certo, para aliviar uma pouco essa tua sensação, vamos agora trazer esses calculos para uma situação real de jogo. Vou mostrar em quais condições e herois cada um dos itens é mais eficiente, esta bem?

Primeiramente, os dois herois em que voce não deve fazer nem MKB nem Buriza:
Luna Moonfang
Medusa
Ursa Warrior
Silencer
Enchantress
Harbringer

As skills “Split Shot”, “Moon Glaives” e “Fury Swipes” não funcionam quando um mini-stun ou um critico ocorre, portanto voce está de certa forma desperdiçando a skill do heroi, obvio que ninguem vai te crucificar por fazer esses itens, mas eu sinceramente não acho uma escolha eficiente.

Alem disso tem os herois com orb effects especificos como “Glaives of Wisdom”, “Impetus” e “Arcane Orb”, onde, sinceramente, tanto MKB quanto Buriza são ineficiente se comparados com itens especificos para magos como Guinsoo ou Orchid Malevolence


Agora os herois em que a Buriza é sempre melhor

Sven = alem do ult que dispensa explicações, o dano de um mini-stun da mkb não é passado para as unidades ao seu redor com a passiva Great Cleave e nem com o item Battle Fury

Magnataur = mesmo caso do Sven

Tiny = Mesmo tendo baixissimo atk speed, a MKB não compensa porque o dano base dele já é altissimo por natureza, mas antes mesmo da Buriza prefira investir em atk speed massivo com Hyperstone/Cuirass e afins

Slardar = O mini-stun não é amplificado pelo seu ultimate, pois é calculado como dano magico, a diferença é absurda

Herois de imagens em geral = O efeito do mini-stun é ilusorio, pois copias não causam nem o stun nem o dano extra. Mas Buriza também não é prioritario, visto que copias não recebem o dano extra de ambos os itens, apenas o efeito do critico, priorize itens como Butterfly ou Heart of Tarrasque, e só bem depois a Buriza.


Tambem existem os herois onde a MKB tem uma vantagem extra

Sniper: comba muito bem com o headshot, garantindo alta capacidade de disable e caça

Venomancer/Viper/etc: Herois com venenos em geral são fortemente anulados caso o adversario saiba usar um scroll of town portal na hora certa para recuperar o HP perdido sem risco de morte, e em situações onde voce estava sozinho pegando o cara desprevenido essa sacada do TP é bem frutrante, nada como um mini-stun para garantir o seu kill =)

Naix/PhantomAssassin/etc: Mesmo caso dos herois com skill de veneno ou dano por segundo, só que na condição de killers sem stun. Perder um alvo porque ele se teleportou na sua cara é broxante, MKB anula isso.

Por fim, temos aquela velha discussão: e os herois que já possuem criticos?

Muita gente diz “BURIZA SUCKS NELES”, mas na realidade isso não tem nada a ver. O que ocorre é que o sistema do warcraft não soma as porcentagens de critico, ou seja, se voce tem duas formas de dar um critico, cada uma funciona individualmente, e o pior, quando ocorrem juntas apenas o ultimo adquirido que é contado, seja ele skill ou item.

Isso significa que voce perde o potencial de um dos criticos, mas não o item inteiro.
Na realidade, isso faz com que o “o ponto de equilibrio” dos itens aumente acima de 116 dano para compensar as perdas, algo na faixa entre 130-140 de dano, dependendo do heroi.
Isso permite inclusive que voce compre duas burizas em um heroi que não tenha critico algum sem se sentir burro, já que as perdas de uma delas compensam com criticos constantes e muito altos.

Portanto, com todos esses comentarios e detalhes, eis meu humilde veredito do comparativo:

Na range de zero até 100 de dano, MKB é o melhor item de dano do jogo sem orb effect algum
Na range de 101 até 130 de dano, ambos empatam, Buriza e MKB são opcoes viaveis
Na range de 130 de dano acima, Buriza é mais indicada

É uma informação obvia, mas não custa ressaltar: voce pode ter ambos os itens no inventorio, e isso é o caminho ideal se voce pensar que quase nenhum heroi tem 130 de dano de cara, mas que depois da MKB é facilimo chegar na faixa de 130-150 de dano (já desconsiderando o mini-stun, que não é amplificado por crito) fazendo com que Mkb seguida de Buriza seja um caminho ideal na construção dos itens,

Porém, o caminho contrario (Buriza e depois MKB) é completamente sem sentido e representa um desperdicio de gold.

Outro ponto a ser analisado é que a MKB é ideal como primeiro grande item de dano, enquanto a Buriza, mesmo dentro desses parametros que postei, só é realmente indicada como segundo grande item de dano, posterior a itens suplementares como Butterfly ou Desolator, que colocam o dano no patamar ideal para compensar a aquisição do critico.

Por fim, se extendermos esse comparativo com outros itens, a Mjolnir empata com a MKB em praticamente todas as situações caso seja em herois de agilidade (o que significa uma vantagem absurda para a Mjol, graças ao dano em area de suas duas habilidades secundarias) e a Desolator é o única opção que supera a MKB como primeiro item de dano, em troca do sacrificio do seu orb effect, mas garantindo ainda mais sinergia com uma Buriza.

Pqp, demorei muito tempo para redigir esse enorme guia, ele é um exemplo dos “Super Mathcrafts” que eu havia colocado em votação na comunidade, espero que tenham gostado!

Até mais!

*Todos os créditos a "Devan", moderador da comunidade DAB, Orkut
Ni4-uiuiui
Ni4-uiuiui
Admin

Mensagens : 127
Data de inscrição : 04/03/2008

https://ni4-soh-tem-broder.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos